Existe sempre um lado positivo de tudo, mesmo com um Vírus
Literalmente apenas estávamos habituados a ver cenários de um mundo parado, silencioso e “quase unido” em prol de evitar “o fim do mundo” na Netflix. Adquirimos novas formas de viver, relacionar, trabalhar e saborear cada dia de uma forma única, o que nos leva a pensar. Em plena crise sanitária, derivado do vírus Covid-19, surgiu a OnFarma. Um projeto já com algum tempo “na gaveta” que nasce com um propósito de colocar a SAÚDE dos Portugueses mais ON.
Este é o nosso foco, queremos tornar a OnFarma, não em mais uma loja online, mas sim um Espaço Online, de Saúde e Bem-Estar. Sim, será também uma Loja Online, de venda de produtos de Beleza, Saúde, Dermocosmética, Maquilhagem, e Bem-Estar, mas também um espaço Informativo, de consulta, que reúna informação fiel, disponibilizada por entidades nacionais como Ministério da Saúde, (https://www.sns.gov.pt/), Direção Geral de Saúde (https://www.dgs.pt/), Farmácias, e profissionais de saúde.
Desse modo criámos diversos produtos na OnFarma. A nossa Loja Online, a Farmazzine, (se estão a ler este artigo já sabem o que é) mas, para o mais distraídos é o nosso Blog, e ainda o nosso canal ON TV, que será um espaço de aconselhamento e dicas sobre Beleza e Bem-Estar, conduzido pelos nossos parceiros.
Este é o nosso primeiro artigo na Farmazzine, um facto, é caso este vírus não existisse, hoje o nosso foco não estava centrado em colocar Portugal ON, mas sabendo que hoje em dia, é um dos temas mais comentados, que mais nos preocupa, e onde existe já muita informação mas ao mesmo tempo, existe a falta de informação correta sobre o Vírus Covid-19, convidamos Alexandra Ribeiro, uma profissional na área da Biologia, a dar a sua visão sobre o SARS-cov-2.
O Vírus sem Convite
A pandemia Covid-19 trouxe consigo muitas alterações ao dia-a-dia de todos para ser possível combatê-la não só com a tecnologia e medicina disponíveis, mas também com pequenas ações ao alcance de todos.
Segundo a OMS, ainda não é possível inferir sobre o impacto das estações do ano na transmissão do vírus SARS-CoV-2, em resposta a teorias de diminuição da transmissão do vírus no Verão e aumento da transmissão no Inverno. Contudo, o que a OMS já confirmou é que o vírus não está a ficar mais fraco. O que transmite a impressão de o vírus estar a enfraquecer são as medidas tomadas em todo o mundo de isolamento e restrição de contactos, o que pode estar a reduzir o número, intensidade e frequência da exposição.
A OMS retificou ainda a informação fornecida anteriormente relativamente ao contágio por indivíduos assintomáticos. Segundo estudos recentes, cerca de 40% das transmissões do vírus foram feitas por pacientes assintomáticos. Assim, é importante manter o distanciamento social com o objetivo de diminuir ao máximo possível a taxa de transmissão vírica.
Até ao dia 11 de Junho, a OMS confirma que a Covid-19 já contaminou 8 061 549 indivíduos e vitimou 440 290 em 216 países, áreas ou territórios. Além destes números preocupantes que levaram à comparação da Covid-19 à Gripe Espanhola em 1918, que levou à morte de mais de 100 milhões de indivíduos em todo o mundo, há uma preocupação crescente relacionada com o aumento das resistências bacterianas pelo aumento do uso indevido de antibióticos, ativos contra bactérias mas ineficazes contra vírus.
O vírus SARS-CoV-2 pode provocar vários sintomas, desde os mais comuns como a febre, tosse e dificuldade em respirar, à perda de paladar, dificuldade de locomoção e em falar, entre outros. É por isso importante fazer um diagnóstico correto para evitar a prescrição indevida de antibióticos, uma vez que essa situação levará a contaminações bacterianas sem tratamentos adequados por aquisição de resistências aos antibióticos disponíveis. Neste cenário, não só haverá a preocupação da Covid-19, como também a da possível contaminação com bactérias multi-resistentes que podem provocar patologias fatais.
Neste contexto, o apelo à contenção e restrição de convívios sociais continua a ser uma das medidas mais importantes e eficazes na prevenção da disseminação do vírus, tendo também em conta o alerta da OMS de que “o pior ainda está por vir”. Assim surge esta plataforma, para ajudar no controlo da transmissão do vírus e facilitar um pouco o dia-a-dia de cada um, já tão alterado por esta pandemia.
Na plataforma onfarma.pt é possível encontrar vários bens farmacêuticos - medicamentos não sujeitos a receita médica, cosméticos, produtos de Beleza, e Bem-Estar, sem sair do conforto e segurança de casa. Além disto, é possível ter acesso a campanhas promocionais e a uma maior variedade de produtos, sendo possível realizar a compra de forma rápida e segura por MBway, ou Multibanco. A compra de produtos farmacêuticos online pretende promover uma boa saúde, por um amanhã melhor e mais saudável.
Por: Alexandra Ribeiro